Visão Geral
Definição: É uma metodologia focada na eliminação dos defeitos de processos dentro de uma organização e que tem como objetivo máximo proporcionar aos seus clientes um serviço/produto, próximo da perfeição. A metodologia se baseia no desenvolvimento de projetos com forte aplicação estatística com coerente alinhamento no uso das ferramentas da qualidade e uso de métodos quantitativos em geral.
Origem: O Seis Sigma nasceu na Motorola em 15 de janeiro de 1987, objetivando transformar a empresa para que essa pudesse enfrentar os concorrentes estrangeiros, que estavam fabricando produtos com maior qualidade e menor custos. Em 1988 a Motorola recebeu o Premio Nacional de Qualidade Malcolm Balbrige, e a partir de tal data o Seis Sigma foi conhecido como o responsável pelo sucesso alcançado por essa organização.
Seis Sigma é uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que tem como objetivo aumentar expressivamente a performance e a lucratividade das empresas, por meio da melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação de clientes e consumidores.
No Brasil segundo Werkema (2004) o pioneiro na implementação do Seis Sigma com tecnologia nacional foi o Grupo Brasmotor, que, em 1999, obteve mais de 20 milhões de reais de retorno, a partir de projetos Seis Sigma.
O interesse pelo Seis Sigma, no Brasil, está crescendo a cada dia. A pioneira na implantação do Seis Sigma com tecnologia nacional foi o Grupo Brasmotor (Multibrás e Embraco), que, em 1999, obteve mais de 20 milhões de reais de retorno, a partir dos primeiros projetos Seis Sigma concluídos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário