Atualmente não há dúvidas de que o programa Seis Sigma, quando ele realmente apresenta os requisitos necessários para receber a denominação “Seis Sigma”, é uma estratégia de negócios que veio para ficar e se disseminar, não sendo apenas mais um modismo passageiro na área da qualidade. O programa vem se aprimorando desde então, sendo adotado por um número cada vez maior de organizações, tanto no setor industrial quanto no de prestação de serviços. A divulgação dos resultados financeiro s obtidos pelas empresas que implementaram o programa funciona como um excelente catalisador para o seu crescimento.
No que diz respeito ao futuro do programa, é possível destacar as seguintes tendências:
? Ampliação do reconhecimento da sinergia entre o Seis Sigma e as práticas do Manufacturing, gerando o programa denominado Seis Sigma;
? Maior disseminação do Design for Six Sigma (DFSS);
? Aumento do número de médias e pequenas empresas que implementarão o programa, adotando as adequações ou simplificações necessárias à sua realidade empresarial;
?
? Consolidação do Seis Sigma como uma estratégia para criação de valor para as empresas (e não, apenas, para eliminação de defeitos ou redução de custos);
? Ênfase na integração do Seis Sigma a programas de qualidade previamente existentes na empresa e à certificação de produtos, como as normas da série ISO 9000;
? Utilização de softwares específicos para o gerenciamento do Seis Sigma nas organizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário