O Seis Sigma enfoca os objetivos estratégicos da organização e estabelece que todos os setores-chave para a sobrevivência e sucesso futuros da empresa possuam metas de melhoria baseadas em métricas quantificáveis, que serão atingidas por meio de um esquema de execução projeto por projeto. Os projetos são conduzidos por equipes lideradas pelos especialistas do Seis Sigma (Black Belts ou Green Belts).
Os esforços para implementação do Seis Sigma somente podem ser liderados pelo CEO ou pelo principal executivo da empresa, isto é, o Seis Sigma deve ser implementado “de cima para baixo”, com um elevado comprometimento da alta administração da organização.
Outros elementos-chave do funcionamento do Seis Sigma são a mensuração direta dos benefícios do programa pelo aumento da lucratividade da empresa (“bottom-line results”), o foco na satisfação do consumidor e a aplicação do DMAIC, que é o método estruturado para o alcance de metas utilizado pelas equipes de projetos.
Seis Sigma x ISO 9001:2000
Os programas de qualidade anteriormente adotados pela organização devem ser levados em conta e integrados ao Seis Sigma, para que fique claro que eles não foram “abandonados” em função de uma “nova moda”. Isto é: o Seis Sigma deve ser visto como um upgrade para esses programas, que tornou-se necessário para garantir à empresa o alcance de metas mais desafiadoras.
O Seis Sigma não substitui a ISO 9001: 2000, já que seus objetivos são diferentes: a ISO 9001:2000 é um sistema de gerenciamento da qualidade, enquanto o Seis Sigma é uma estratégia gerencial para a melhoria da performance do negócio.
No entanto, o Seis Sigma dá sustentação às normas ISO 9001:2000 e auxilia a empresa a satisfazer os requisitos das normas, já que fornece embasamento a todos os princípios de gestão da qualidade: foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem factual para tomada de decisão, melhoria contínua, abordagem sistêmica para a gestão e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores. Por exemplo, a ISO 9001:2000 requer que exista um processo de melhoria contínua implementado na empresa, mas não diz como - já o Seis Sigma estabelece como implementar esse processo.
Prazo para implantação do Seis Sigma em uma organização
Os primeiros resultados surgem em um prazo de quatro a seis meses após o início da implementação do Seis Sigma. Quanto à consolidação da cultura Seis Sigma na organização, já é necessário um prazo maior, de aproximadamente 12 a 18 meses.
No Seis Sigma, todas as pessoas da empresa, nos diferentes níveis de aprofundamento do programa, são responsáveis por conhecer e implementar seus conceitos e sua metodologia. Portanto, para o sucesso do programa, é necessário treinar pessoas com perfil apropriado, que se transformarão em patrocinadores e especialistas do Seis Sigma, de acordo com o modelo básico a seguir.
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